http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/07/no-interior-da-ba-manifestantes-fecham-estradas-e-pedem-melhorias.html
Cruzamos a divisa BA/MG no final da manhã. Uma festa! Com direito a descer do carro, bater foto na placa e se passar de besta pra quem via aquela cena. Ô coisa boa é se permitir essas macacadas, né??
(Brincadeiras à parte, aqui faço um parêntese. Esta viagem, mais que a outra que fizemos para o Centro-Oeste, tem nos mostrado o quanto o Brasil se move mesmo sobre rodas. A quantidade de caminhões nas rodovias impressiona, comprovando a falta de outros modais que facilitem o transporte de cargas pelo país. Junte-se a isso a jornada sobrecarregada desses caminhoneiros que, flagrantemente, cometem as mais graves irresponsabilidades ao volante. Hoje mesmo, escapamos de uma delas).
Filas intermináveis de caminhões na BR 251 |
Ao todo percorremos hoje 625 km. Era o previsto. O que não sabíamos era que a BR 251, que liga Vitória da Conquista a Montes Claros, era tão sinuosa. E a combinação entre estrada sinuosa e muitos, muitos caminhões, é um tanto tensa... Mesmo assim deu pra apreciar bastante os enormes campos de pinheiros, lindos, que ladearam boa parte do percurso.
Chegamos à Montes Claros no comecinho da noite, com direito a enfrentar a "hora do rush" em pleno centro da cidade enquanto procurávamos hotel.
Centro de Montes Claros. Hora do rush. |
Acabamos ancorando na Pousada do Sesc, que, como toda pousada do Sesc, é simples, porém limpa e funcional. O quarto, com 3 beliches de alvenaria, virou um parque de diversões pro Pedro.
E a pilha do menino não acaba.... |
BASTIDORES:
- Entre as perguntas lançadas pelo Pedro hoje estão: "Mãe, o que significa esnobe?" e "Mãe, como foi mesmo a morte de Romeu e Julieta, hein?". Por favor, não me perguntem em que contexto vieram essas perguntas. Não havia contexto. Ele matutou, matutou, e lançou. E eu que me vire em explicar.
- Ao passarmos em Francisco Sá (não a avenida daí, mas a cidade mineira vizinha a Montes Claros) avistamos uma estátua do Cristo Redentor sobre um morro. Pedro, empolgadíssimo, gritou: "Mãe, a gente tá é no Rio de Janeiro!".
- 14 graus pegamos nas proximidades de Vitória da Conquista. Vento geladíssimo. Vovô Chico e Vovó Marília, prevenidos que são, estavam bem agasalhadinhos!
14graus do lado de fora do carro |
- Hoje completam 2 meses da partida da minha irmã, Luiza. Apesar das brincadeiras com que escrevi o este post, o dia foi difícil para meus pais, que enfrentaram a estrada com o coração apertadinho. Mas é bom estarmos juntos nesse momento. Tenho certeza de que vamos passar por tudo com muita firmeza e fé em Deus, e em breve estaremos todos fortalecidos.