quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ultrapassamos os 2 mil km rodados!

E enfim, estamos nas Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Montes Claros. Agora à noite, já no hotel, é que nos demos conta de que escapamos fedendo do caos que se formou nas estradas durante o dia de hoje por conta dos protestos, como mostra essa notícia que vi no G1:

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/07/no-interior-da-ba-manifestantes-fecham-estradas-e-pedem-melhorias.html

Cruzamos a divisa BA/MG no final da manhã. Uma festa! Com direito a descer do carro, bater foto na placa e se passar de besta pra quem via aquela cena. Ô coisa boa é se permitir essas macacadas, né??


 Serelepes seguimos nosso caminho, até vivenciarmos uma cena que até então eu só tinha visto no cinema: fomos parados por uma viatura da polícia. Daquele jeito mesmo que a gente vê nos filmes! A viatura tava parada num cantinho e, de repente, começou a nos seguir. Até então, a gente nem tchuns... Tudo na estrada poderia ter problemas, menos nós. Aí, veio a sirene. Xuxu abriu caminho achando que os policiais queriam ultrapassar. Eles tocaram a sirene de novo e, encostando mais o carro, nos fizeram entender que éramos nós que deveríamos parar. O policial se aproximou da janela, pediu documentos e habilitação. Acho que fizemos cara de interrogação pela forma da abordagem, mas antes mesmo de perguntarmos qualquer coisa, ele adiantou: "o senhor fez duas ultrapassagens em faixa contínua. Aguarde que eu vou lhe notificar". (Para ler essa última frase, imagine a entonação do José Wilker dizendo pra dona Sinhazinha "se lave que vou lhe usar", em sotaque mineiro). E foi saindo pra assinar nosso auto de infração. Xuxu, de beiço branco típico de quando está muito emputecido, ficou calado, mandando em pensamento aquele homem sabe Deus pra onde. Enquanto isso Jaime Neto foi até o guarda, argumentou sobre a quantidade de carros que estavam fazendo a mesma ultrapassagem ali, na frente deles, e acabou o convencendo a nos deixar seguir. Ufa! Escapamos da multa. (Eu quis muito bater uma foto da cena, mas o PRF podia se invocar e acabar multando a gente mesmo. Espero que valha o relato).

(Brincadeiras à parte, aqui faço um parêntese. Esta viagem, mais que a outra que fizemos para o Centro-Oeste, tem nos mostrado o quanto o Brasil se move mesmo sobre rodas. A quantidade de caminhões nas rodovias impressiona, comprovando a falta de outros modais que facilitem o transporte de cargas pelo país. Junte-se a isso a jornada sobrecarregada desses caminhoneiros que, flagrantemente, cometem as mais graves irresponsabilidades ao volante. Hoje mesmo, escapamos de uma delas).

Filas intermináveis de caminhões na BR 251

Ao todo percorremos hoje 625 km. Era o previsto. O que não sabíamos era que a BR 251, que liga Vitória da Conquista a Montes Claros, era tão sinuosa. E a combinação entre estrada sinuosa e muitos, muitos caminhões, é um tanto tensa... Mesmo assim deu pra apreciar bastante os enormes campos de pinheiros, lindos, que ladearam boa parte do percurso.

Chegamos à Montes Claros no comecinho da noite, com direito a enfrentar a "hora do rush" em pleno centro da cidade enquanto procurávamos hotel.

Centro de  Montes Claros. Hora do rush.

Acabamos ancorando na Pousada do Sesc, que, como toda pousada do Sesc, é simples, porém limpa e funcional. O quarto, com 3 beliches de alvenaria, virou um parque de diversões pro Pedro.

E a pilha do menino não acaba....
 Esses 3 dias de estradas foram bastante cansativos. Não pelo tempo viajado, mas pela tensão que enfrentamos com o tráfego intenso. Amanhã deveremos ter um dia mais ameno. Vamos para Diamantina, a 237km daqui, e pousaremos em alguma cidade lá perto, talvez Serro, a terra do queijo. O bom dessa viagem tem sido esse lance de saber o rumo, mas não definir paradas. Vamos indo... Sigam com a gente!

BASTIDORES:

- Entre as perguntas lançadas pelo Pedro hoje estão: "Mãe, o que significa esnobe?" e "Mãe, como foi mesmo a morte de Romeu e Julieta, hein?". Por favor, não me perguntem em que contexto vieram essas perguntas. Não havia contexto. Ele matutou, matutou, e lançou. E eu que me vire em explicar.

- Ao passarmos em Francisco Sá (não a avenida daí, mas a cidade mineira vizinha a Montes Claros) avistamos uma estátua do Cristo Redentor sobre um morro. Pedro, empolgadíssimo, gritou: "Mãe, a gente tá é no Rio de Janeiro!".

- 14 graus pegamos nas proximidades de Vitória da Conquista. Vento geladíssimo. Vovô Chico e Vovó Marília, prevenidos que são, estavam bem agasalhadinhos!

14graus do lado de fora do carro

- Hoje completam 2 meses da partida da minha irmã, Luiza. Apesar das brincadeiras com que escrevi o este post, o dia foi difícil para meus pais, que enfrentaram a estrada com o coração apertadinho. Mas é bom estarmos juntos nesse momento. Tenho certeza de que vamos passar por tudo com muita firmeza e fé em Deus, e em breve estaremos todos fortalecidos.