terça-feira, 23 de julho de 2013

Um olho na estrada e outro nas muitas curiosidades que vemos pelo caminho...

Hoje rodamos mais de 800km entre Muriaé (MG) e Vitória da Conquista (BA). Sim, já estamos em território nordestino, bem no estilo "de volta pra minha terra", como diria o Gugu.

Rio de Janeiro?? Não! A vista da nossa janela em Muriaé/MG.

Deixamos Muriaé à 7 da manhã, sob uma neblina bonita de se ver. Aliás, a neblininha nos acompanhou um bom tempo na estrada, quase nos acariciando, sem prejudicar a visibilidade nem colocar em risco nossa segurança. E o clima seguiu assim até quase 11h.

Neblina super saudável!
Como a partir de agora não temos mais tempo para paradas mais demoradas, o jeito é ir curtindo o que a estrada tem de bom. E são muitas as curiosidades que podemos perceber. A começar pelo nome de algumas cidades e localidades, como disse no post anterior. Hoje, por exemplo, passamos por  "Padre Paraíso", "Derribadinha", "Ponto dos Volantes" (acreditem, é o nome de uma cidade mineira), "Alpercata" (outra cidade!), entre outras que nem consegui registrar. Curioso também é perceber como Minas Gerais explora bem suas regiões, chamadas de circuitos. Já vimos o da Estrada Real, e o "Das Montanhas Mágicas da Mantiqueira", mas tem também o "Circuito Recantos dos Barões" (formado por 7 cidades que cresceram a partir das lavouras de café), "Circuito trilhas do Rio Doce" (onde o forte são os atrativos naturais), "Circuito das Pedras Preciosas", e por aí vai...

Um dos inúmeros circuitos turísticos de Minas

Rio Jequitinhonha

E mais curioso ainda é ver como algumas cidades se auto-denominam. Vocês sabiam, por exemplo, que Itaobim é a "Terra da Manga"? Essa tenho foto pra comprovar!
Itaobim - Na entrada da cidade somos recebidos com mangas gigantes!
Já Teófilo Otoni é a "capital mundial das pedras preciosas e dos valores humanos" (pena que a câmera tava descarregada e não consegui registrar a placa!). Ainda tô pra entender a relação entre as duas coisas... Foi nessa viagem também que descobrimos que Cabrobó é a "terra da cebola", lembram?? São Vicente de Minas a terra dos queijos finos e por aí vai.

Ah, no percurso de hoje passamos também por Caratinga, terra natal do cartunista Ziraldo. Fomos recepcionados por uma estátua de 10 metros do Menino Maluquinho, uma graça!

Caratinga - Não nega que é a terra natal do Ziraldo

Depois dessa aula de geografia, história e antropologia, chegamos à Vitória da Conquista e estamos hospedados no "Pousada da Conquista Spa Resort". Chique, né? Seria, se fôssemos ficar por aqui. Como é só um pernoite, nem vamos curtir nada que o resort pode ter de bom. A não ser o friozinho (que por incrível que parece está maior que em Minas) e uma boa cama pra descansar, porque amanhã tem mais estrada pela frente.

A hora mais esperada: a parada pro jantar!

Inté!

BASTIDORES:

- Nosso carro tá começando a apresentar um probleminha na caixa de marcha. Coisa aparentemente simples, que resolve quando desligamos o motor e ligamos de novo. Xuxu já fez todas as checagens com o seguro pra saber se eles garantem nosso "resgate" caso fiquemos pelo meio do caminho. Com a confirmação que sim, vamos seguir nele mesmo. Mas pode ser que cheguemos em Fortaleza de Doblô. Ai, minha coluna!

- Charadinhas: O que é, o que é: um pontinho gordinho vermelho e branco em pleno centro de Muriaé?

É o Jaime Neto, às 6 da manhã, procurando posto aberto pra trocar o óleo do carro!
 O que é, o que é: um pontinho gordinho vermelho e branco à beira da estrada?

É o Jaime Neto esperando liberar o trânsito na BR em obras! 
 O que é, o que é: Um ponto enorme e cor de rosa, com cara de bicha na beira da estrada??
É só o Xuxu esticando a coluna depois de horas dirigindo!
 - AGORA FALANDO SÉRIO:

Coisa triste de se presenciar por quem ama a estrada como nós.