quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Chove chuva, chove sem parar....

É, São Pedro resolveu abrir a biqueira em cima de Alto Paraíso. Desde ontem chove o tempo inteiro. E numa cidade onde as principais atrações são ao ar livre, nossa vida complicou...
Sem saber como estava o tempo, hoje pela manhã acordamos cedinho pra aproveitar bem o dia. Como estamos numa pousada temática, que é a réplica de um castelo, nosso quarto não tem janelas. Nos arrumamos todos e quando abrimos a porta, humpf, o céu tava preto! ô frustração...
Tomamos café da manhã e voltamos pra cama, pra aproveitar pelo menos o friozinho debaixo das cobertas.
Mais pertinho do final da manhã resolvemos encarar a chuva (afinal a gente é nordestino mas não somos feitos de açucar, né?) e sair pra passear. Foi quando eu vi mais uma vez que Deus tá do nosso lado. A chuva afinou que foi uma beleza. E na garoazinha fomos conhecer a Fazenda São Bento. O lugar é lindo!


Tem animais circulando livremente, muito verde, e é lá que estão 3 lindas cachoeiras, uma delas, uma das mais famosas daqui, a Almécegas. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha de 1km, passando pela mata, cruzando córregos. Pedro seguiu à frente, comandando a "equipe" e dando muitas ordens.


Meia hora de caminhada e chegamos à Almecegas I. Um verdadeiro espetáculo da natureza.


A volta foi mais complicada. Nem sempre na descida todo santo ajuda. As pedras são lisas e exigem mais cuidado. Foi então que exercitamos, na prática, alguns conceitos muito importantes:
- Pedro compreendeu que liderança não significa dar ordens, como vinha fazendo na primeira parte do trajeto, e sim manter a equipe forte e unida, com o mesmo objetivo.
- Bia, que não é acostumada a aventuras, entendeu o que significa superação, dando passos firmes, um após o outro, vencendo obstáculos (e aprendendo que após uma queda, precisamos sacodir a poeira e dar a volta por cima!)
- Maria Clara deu belos exemplos de solidariedade, ajudando a prima nos trechos mais difíceis.


- Eu e Xuxu lidamos com essas situações com serenidade e paciência.
Foi ótimo. Bia até foi "batizada".


Visitada a primeira cachoeira, hora de conhecer Almécegas II. Mas a chuva piorou. Como o percurso era menor, apenas 250 metros de trilha fácil, deixamos os meninos no carro e fomos só eu e Xuxu. Encontramos mais uma beleza da natureza.



De volta à sede da fazenda, mortos de fome, ainda tivemos que esperar quase 2 horas até o almoço ficar pronto. Enquanto isso, fomos dar mais uma volta, e conhecer a terceira cachoeira, São Bento.


Aqui deu muita vontade de tomar banho nessa enorme piscina formada ao pé da cachoeira, mas o clima frio nos acovardou.
O Almoço na fazenda foi bom demais. Comidinha feita no fogão à lenha. Feijão novinho, mil saladas, arroz soltinho. Pela primeira vez depois de vários dias, o Pedro não deu trabalho pra comer. Comida boa e fome muita foram a combinação perfeita.


Depois do almoço, quase tivemos uma indigestão: a conta! R$37 reais por pessoa. Tá, o preço é justo pelo lugar onde estávamos e pelas maravilhas que comemos, mas somos 5, e saiu pesado. Gastamos 195 reais! Segundo o Xuxu, o doce de leite com queijo da sobremesa valeram por tudo!

Exaustos, de bucho cheio e no friozinho, acabamos resolvendo voltar pra pousada. O dia, apesar de chuvoso, já tinha rendido momentos maravilhosos.


E estamos aqui, encolhidinhos, morrendo de frio, e planejando comer uma massinha quente daqui a pouco.
Tio William, vamos tomar um vinho lembrando do senhor! Beijos para tia Rita, Jonas, Cami, Cris, Milena, Jaime Neto e Iolanda, Lalá e Percília, Pai e Mãe, e todo mundo que embarcou na nossa viagem. Ainda vem muito mais por aí! E vamos ver se alguém aí consegue um patrocínio da Revista 4 Rodas ou da Mitsubishi pra gente, vai! Pelo menos pra bancar o almoço de hoje...