terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Você já foi á Taíba, nêga? Não? Então vá!


Se você é cearense, certamente já foi à Taíba, e se não foi, com certeza, já ouviu falar. A praia, a 70km de Fortaleza, situada no município de São Gonçalo do Amarante, tem uma beleza peculiar com lindas piscinas naturais. A paleta de cores daquele pedaço do litoral é formidável: o verde do mar e do coqueiral, a areia clarinha, o céu azul, as pedras escuras... Bonito mesmo.

(foto: Fábio Arruda / Clarear Imagens)

E ainda tem aqueles mega aerogeradores do parque eólico, que dão um toque diferente no horizonte das dunas. É lindo mesmo.

(Foto: JanoBelo.blogspot.com)
Mas mesmo eu, que comecei a ir à Taíba com 16 anos (ou seja, faz teeeemmmpo...), vivi uma experiência nova e incrível na minha última ida lá. E claro que essa "descoberta" tinha que ser registrada aqui, né?

Pois imaginem aí uma praia, uma noite, uma lua crescente, uma fogueira, uma roda de amigos... Parece bom, concordam? Mas na Taíba, esse contexto todo pode ficar ainda melhor. E pra isso, entram em cena um pescador, alguns "espetos" de madeira, um belo peixe fresco e um punhado de camarões. Em pouco tempo, é isso que você vai ver:


E aí, minha gente, é só aproveitar a brisa, o papo, e a delícia desse peixe, servido na palha de bananeira e acompanhado de tapioca, no melhor estilo taibano. E pra comer com a mão!!! Como acredito que a experiência gastronômica enriquece qualquer viagem, agora sim posso dizer que conheço a Taíba mesmo!

Ah, além da praia, da brisa, do calor da fogueira, do cheiro do peixe, da cerveja geladíssima, você ainda tem a opção de levar um pen drive com sua playlist preferida, que a "Lôra", a hostess da praia, providencia o som, na altura certa, bom pra gente e sem incomodar ninguém. Ao final da noite, posso garantir, você corre atrás dum calendário para programar um repeteco na próxima lua cheia!

Não posso deixar de registrar aqui que por trás dessa "produção" teve o dedinho da nossa amiga Willa Lima, mais nova moradora da Taíba _ e já quase uma nativa, que tratou de escolher o peixe cedinho quando ele chegou do mar, marcou com o "Lombrinha" pra fazer a fogueira pra gente à noite e garantiu a trilha sonora (com direito às melhores do Fábio Jr.). O bom de tudo é que ela se comprometeu a organizar uns luaus nessa vibe pra gente. Quem topa?