quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

É em Floripa que começa nosso cirtuito



Já tava tudo certo de que a viagem da vez seria para a Chapada Diamantina, nosso destino interrompido naquele 13 de dezembro de 2014 quando fomos surpreendidos com o infarto da Lalá, minha sogra, minutos antes de pegarmos a estrada. Mas começamos a nos preocupar com a persistência dos incêndios que têm devastado uma grande área do Parque Nacional. Alguns amigos nos alertaram sobre trilhas que estariam fechadas por conta do fogo e que, por isso, poderíamos deixar de ver várias atrações interessantes. Preferimos adiar mais uma vez o roteiro baiano.

Numa reviravolta dos planos, refeitos a três semanas do meu período oficial de férias, optamos por voltar ao sul do Brasil, incluindo alguns pontos que já conhecemos mas gostaríamos de visitar novamente, e outros que tínhamos muita vontade de conhecer. Florianópolis era um deles. Sempre ouvimos muito falar das praias da ilha e agora nos parecia uma boa hora. Por conta do pouco tempo que teremos pra viagem (apenas 14 dias) a decisão foi vir pra Floripa de avião e aqui alugar um carro pra desbravar estradas do litoral e da serra catarinense.

Dessa vez, nossa trupe ganhou a companhia da Yasmin. Agora somos seis!

Como eu disse no post anterior, temos um rumo, mas nada mais planejado do que faremos, quando e qual o tempo de permanência em cada lugar. Depois de uma madrugada entre aeroportos e voos, chegamos à capital catarinense  às 10h20min da manhã de hoje. Enquanto chegava a hora de fazer o check in no hotel, demos uma volta pelo centro histórico (já conhecemos a Catedral, o largo XV de Novembro, o Mercado Público). O dia está muito quente e, até agora, Floripa ainda não nos seduziu. Talvez porque estamos bem cansados da madrugada mal dormida... Ainda é cedo pra dizer.

No próximo post tem foto, bastidores e novas impressões desse nosso primeiro dia de viagem.
Bjim!

Tirando o mofo e colocando o pé na estrada de novo!


Faz mais de um ano desde a última vez que atualizei esse blog. Ah, como eu tava com saudade...
Pois é com muita alegria que comunico que ele está entrando em atividade de novo, como um vulcão que estava se segurando pra entrar em erupção.

As malas já estão prontas e o destino, escolhido. Como é característica nossa, definimos o rumo que vamos tomar, mas não muito mais que isso. É que o imprevisto, o não-programado, o acaso, dão uma pitada especial de surpresa e encanto nas nossas viagens. Tem sido assim desde antes de a gente começar a registrar nossas andanças nesse blog, criado há 5 anos. Pra quem ainda não conhecia esse nosso "diário do bordo", explico que é aqui o espaço em que dividimos com a família e os amigos as experiências incríveis que vivemos ao tentar "descobrir o Brasil" com nossos filhos, em roteiros criados pela gente mesmo, no nosso tempo, a partir das nossas curiosidades.  Temos descoberto lugares lindos, e queremos mais.

A expectativa é de que essa nossa nova aventura nos permita encontrar novas paisagens, novos climas, novas culturas, novos paladares. Eu e Xuxu prevemos alguns desafios, afinal, somos nós a conciliar gostos, humores e interesses de 3 filhos com idades e níveis de hormônios bem diferentes. Pedro já não é o "menino" da última viagem e aos 11 anos nos demanda cada vez mais argumentos e acredita piamente que é o dono da verdade... Maria Clara, aos 18, segue firme na teoria de que "roupa confortável a gente usa em casa" e, assim, a mala cresceu em combinações que garantam looks e clics. A Gabi, prestes a completar 23, perguntou logo se "era viagem de igreja" de novo, referindo-se a minha curiosidade em conhecer igrejas nas cidades por onde passo, como aconteceu nas viagens de Minas e da Colômbia.  Apesar dos perfis diferentes, nosso conjunto é bonito e continuamos acreditando que essas viagens nos proporcionam encontros com nós mesmos, em situações adversas às que vivemos aqui. São novas formas, inclusive, de olhar e descobrir o outro. E aceitar, e aprender a amar ainda mais cada um com suas particularidades. No balanço final, o resultado é transformador pra todo mundo.

Dito isso, tá feito o convite pra quem quiser nos acompanhar em mais uma viagem. Já, já a gente tá na estrada! Quem vem?