sábado, 13 de agosto de 2011

O Descobrimento do Cariri

Desde ontem estamos em Barbalha, no Cariri, convidados por nosso compadre Adriano para conferir o Caldas Fest, festival de música promovido por ele. Quando recebemos o convite, pensei logo: essa é uma ótima oportunidade para apresentar uma das regiões que mais gosto no nosso estado para meus filhotes! Aliás, já faz parte dos nosso planos incluir uma frequência maior de viagens pelo nosso próprio estado na programação de lazer da família. É, porque o "Descobrimento do Brasil" pressupõe, claro, o descobrimento das nossas próprias raízes. Começamos, então, a por em prática esse desejo.
Desta vez, não conseguimos reunir a mesma "equipe" da grande viagem ao Mato Grosso do sul. Na verdade, a tripulação veio bem reduzida: apenas eu, Xuxu e Pedro (que ainda tá na fase do topa tudo!).
O trajeto de vinda incluiu aquela paradinha básica no Triângulo de Quixadá, para o café da manhã, a linda vista dos Monólitos de Quixadá...


...e uma sessão de fotos na parede do Açude de Banabuiú (maravilhoso)!




Enfim, chegamos à Barbalha, 8 horas após a nossa saída de Fortaleza, e a viagem já "se pagou" só em ver a carinha do Pedro diante de tantas possibilidades de brincadeiras, diante do verde, do cheiro de mato que sentimos no Caldas, onde ficamos hospedados. Ele andava e dizia: "Mãe, eu tô amando, amando esse lugar!"
Em determinado momento, soltou essa: "mãe, tá ficando cada vez melhor." E eu perguntei: o quê, filho? A resposta foi a mais linda: "O mundo, mãe!".
(É, filho, enxergar e fazer um mundo melhor depende mesmo do nosso ponto de vista...)

Xuxu se arriscou nas águas hipotermais do Caldas(que de morninhas não têm nada!)




Mas foi à noite que tivemos nossa maior surpresa: o frio grande! Imaginávamos que seria aquela coisinha tipo Guaramiranga, mas que nada! Acho que experimentamos uns 14ºC. E como as apresentações do Caldas Fest acontecem ao ar livre, o jeito foi se aninhar uns nos outros, pra sentir o verdadeiro calor humano.



Hoje pela manhã foi a vez de seguir até Nova Olinda. Levamos Pedro para conhecer o atelier do seu Expedito Celeiro. A casinha pequena, cheia de retalhos de couro colorido, sandálias, bolsas, chapéus, estava lotada de gringos, enlouquecidos por aquelas peças. O trabalho do mestre que deu cores ao couro encantou nosso menino também.



E eu realizei meu sonho de consumo pink!


Em seguida fomos à Fundação Casa Grande, essa casa azul cor do céu, que se destaca na paisagem de Nova Olinda. Azul que dá vontade de comer!


O trabalho desenvolvido aqui é sensacional. Vem mudando a vida de crianças daqui há quase 20 anos com formação em artes e comunicação. Na casa fomos recebidos pelo Augusto, um simpático guia de 11 anos.



Andar pelo Cariri me traz sentimentos muito especiais. Entre eles, as doces lembranças das andanças por essas bandas ao lado de companhias maravilhosas como Ronaldo Salgado, Neno e Tadeu Feitosa, Bel, Madeirinha e Cris, e meus colegas de faculdade. Me faz lembrar também de um dos amigos mais queridos que já tive, o Lúcio, que amava esse lugar e fez da casa dele, junto com a Rozi, uma "sucursal" caririense. Esse lugar me faz sentir fé, esperança, amor pela nossa cultura, pela nossa paisagem. Me inspira e me faz sentir viva. É bom sentir isso, né?

Nossos planos de amanhã incluem uma chegadinha a Exu, para conhecer o Museu Luiz Gonzaga. E, claro, a subida ao horto de Padre Cícero, em Juazeiro, onde o Pedro vai pedir as bençãos ao Padim.
Estou muito feliz com esse passeio! Inté!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Meus 15 segundos de fama!

Eu achei que não teríamos mais notícias pra dar sobre a nossa viagem aqui... Mas vejam só o que achei no you tube (o vídeo é longo. Concentrem-se nos 7 minutos! )



É...acho que eu não tinha contado esse detalhe no nosso diário de viagem, né? E aí, acham que eu falei bem?
Acho que esse vídeo aí também vai ser um ótimo registro do que vimos no Pantanal. Até isso conspirou a nosso favor.
Maravilha!!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Marcas do que se foi...sonhos que vamos ter...




É, não tem jeito, chegamos ao fim mesmo. Agora é retomar a vida real e preparar o bolso e o mapa para a próxima aventura. Por enquanto, aqui nesse cantinho, ficam as impressões que cada um de nós, novos "Descobridores do Brasil", guardaremos dessa viagem inesquecível:

Pedro Medeiros, 6 anos

"Eu gostei do Rio da Prata e gostei muito do Bóia Cross. Tinham uns (passeios) que eram pura adrenalina, uns que eram bons. E uns que tinham muita emoção. A flutuação no Rio da Prata foi o mais lindo. Eu vi um montão de peixes grandes!
A gente cuidou da natureza, viu umas coisas lindas. A gente tava muito feliz lá.
Eu gostei do quati, fazia carinho dele.
Todos os hotéis foram confortáveis. O pior era o mais nojento, aquele das piscinas com cheiro de xixi e cocô(*).
Eu achei (a viagem) às vezes engraçada. E eu gostei de voltar pra casa porque a gente tava com saudade das outras pessoas. Aí, a gente ficou feliz aqui em casa agora."

(*) Tinha que ser em Cristino Castro!

Maria Clara Medeiros, 13 anos

"A viagem foi maravilhosa. Conheci muitas coisas que nem imaginava que existiam. Com exceção do meu dedinho torcido, da "injustiça" e das chatices do Pedro, foi tudo maravilhoso. Amei conhecer o Pantanal e ver tantos bichos exóticos, que se tornaram tão comuns. Valeu, gente!"

Beatriz Oliveira Souza, 13 anos

"Eu realmente gostei da viagem, me fez aprender muito sobre a natureza, como é linda e maravilhosa. Amei tudo, mas o que eu mais gostei foi da paisagem do Piauí, muito linda, os paredões são muito lindos. Em Alto Paraiso, o Vale da Lua me deixou encantada e as águas termais foi muito bom, só São Jorge que foi o lugar mais...''diferente'', mas foi ótimo também.
Em Bonito foi muito... Bonito(hehe ^^). O Rio da Prata foi incríveeel, até superei minha peixofobia. Na Mimosa foi muito gostoso pular de 6 metros, foi muito emocionante. També teve a volta super cansativa, mas muito feliz. Mas no total eu amei tudo e também queria agradecer por tudo =D

Eusélio Oliveira, o "Xuxu"

"Tenho 41 anos e com a minha profissão já conheci locais e lugares encantadores, e sempre que passava por eles comentava com a Cinthia: "Ainda vamos para...". E assim fomos a alguns deles. Mas essa viagem foi muito especial por estar com a minha família, com a minha companheira, e por estarmos todos juntos para poder descobrir esses lugares e ver o brilho nos olhos de cada um, por ficarmos encantados pela beleza que é o nosso Brasil. Valeu por todos os quilômetros rodados e todos os reais consumidos!"

Cinthia Medeiros

"Todas as expectativas foram superadas. O Brasil é ainda mais lindo do que eu imaginava, nós somos mais resistentes do que parecemos, viajar de carro é muito mais prazeroso do que se possa descrever. Temos estradas ruins, sim, mas temos muitas outras ótimas, perfeitas, com belas paisagens para serem apreciadas. Temos miséria, sim, mas temos também uma riqueza imensa que pode nos encher de orgulho. Temos verdadeiros paraísos escondidos nas entranhas do Brasil e uma necessidade enorme de cuidar deles. Tudo o que tem acontecido com o meio ambiente é resultado de uma ação devastadora e inconseqüente que teimamos em fingir que não vemos. Essa viagem nos serviu para mostrar que a natureza pode ser uma incrível fonte de alegria, mas que é urgente proteger o que ainda resta dela, e isso é dever de cada um de nós. Serviu ainda pra comprovar o que eu já pregava no meu "ninho": família é tudo! E me trouxe uma enorme surpresa: saber que existem muito mais pessoas queridas do que eu pensava, que vibram com a nossa felicidade.
E por último, essa viagem serviu pra nos deixar cheios de vontade de fazer outras, e outras, e outras... Será que vocês vão ter pique pra nos acompanhar?"

the end

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Habemos Araram...

Sim, acabamos de fazer o sorteio!
Uma cerimônia pobrezinha, realizada na cozinha da nossa casa, mas limpa! Sem falcatruas! (rsrsr)
Gravamos tudo no celular da Maria Clara para não haver dúvidas sobre a seriedade do sorteio. Segurem a emoção!



*(casa de ferreiro, espeto de pau! Cadê o diretor de fotografia numa hora dessas???)

Um beijo enorme, meus amigos! A brincadeira foi só pra gente encerrar a viagem em clima de confraternização. Espero muito que vocês tenham gostado. Até a próxima aventura!

Parabéns, Simone! Agora vem buscar, danada! Bjão!

Preparando o sorteio!

Já está tudo pronto para o sorteio do nosso souvenir do Pantanal, trazido para que um dos nossos amigos, viajantes virtuais, também possa ter ótimas lembranças dessa aventura. Não consegui eleger o melhor post porque, por incrível que pareça, o voto de ninguém coincidiu. Ou seja, vários posts agradaram, mas a pessoas diferentes. Quero acreditar que isso é um ótimo sinal!

Então, fizemos assim: colocamos o nome de todas as pessoas que interagiram com a gente através dos comentários no blog, no facebook, no twitter e no meu e-mail. E aí, fiquei feliz ao ver que um bocado de gente tava na nossa bagagem...


Os nomes foram dobradinhos e agora estão em uma pequena urna de vidro.


Em instantes faremos o sorteio. Vamos ver quem vai ganhar a "Arara de Ouro" feita na mais legítima madeira do Pantanal Sul-Matogrossense!


Gostaram? Eu avisei que era um souvenir.... kkkkkkkk
Cruzem os dedos e até já!

Fundamental é mesmo...

Quando dissemos que faríamos uma viagem de carro, longa, com as crianças, muita gente pensou que estávamos malucos. Os mais discretos diziam "que aventura, hein?". Outros, abriam logo o verbo: "vão ser assaltados!", ou então, "vocês já viram o tanto de acidentes nas estradas?". Foram poucos os que disseram: "que maravilha, vai ser uma experiência e tanto!". Graças à Deus, foi a esses poucos que preferimos dar ouvidos e fomos e voltamos em paz, seguros, e com muitas histórias pra contar.


Com certeza, muitas das coisas que conhecemos ficariam no anonimato se tivéssemos ido de avião, ou em excursões de agências. A viagem por terra nos permitiu paradas em lugares lindos que não estão nos guias de turismo.
É verdade que o risco dos assaltos é grande, e o de acidentes também. Mas vamos considerar que, nos dias de hoje, a gente não precisa ir muito longe para estar sujeito a esse tipo de problema. E para evitar surpresas ruins, tomamos algumas precauções:
- Não viajar durante a noite (em apenas duas situações isso não aconteceu, e nos dois casos, o motivo foi a situação precária de algumas estradas, que atrasou nossa programação).
- Parar quantas vezes fossem necessárias para espantar o cansaço e o sono. Tomar picolé, café, conversar com os "nativos"... e só voltar pra estrada quando a disposição estivesse nova de novo.
- Velocidade média: 100km/h. Por menos movimentada que estivesse a estrada, e por mais que o asfalto fosse um tapete, o Xuxu manteve essa média, nos garantindo uma viagem muito tranquila.


- Revisão constante da situação de pneus, amortecedores, óleo, freio. Ao longo da viagem fazíamos paradas estratégicas para checar se estava tudo ok. (cheguei a mostrar isso algumas vezes aqui no blog)
- Farmacinha abastecida com remédios para várias emergências: dor de garganta, ouvido, cabeça, asma (Xuxu e Pedro têm), curativos, pomada para picada de insetos, dor de barriga, cólica (para as adolescentes), enjôo, enfim, tudo o que fosse necessário para os primeiros socorros. E por graça de Deus, precisamos abri-la uma ou duas vezes, no máximo.

De tudo que levamos, alguns itens foram eleitos imprescindíveis:

- GPS (Só nos deixou na mão em Brasília, mas acho que a culpa foi da gente mesmo!)


- Guia 4 Rodas (atual) e seus mapas- nos orientaram sobre ótimas atrações turísticas e também locais de hospedagem.


- Adaptador de tomada (evitou de ficarmos "descarregados" de computador, câmera e celulares enquanto estávamos em trânsito)


- Garrafão térmico de água e sacolinha de "guloseimas" - evitam muitas paradas e no caso das "coisinhas de comer", ajudam a espantar o sono também!

- Papel higiênico- em 95% dos banheiros de postos de combustíveis e restaurantes na estrada, esse é um artigo inexistente. Melhor ter o seu rolinho em mãos. Sugiro ainda álcool gel e lencinhos umedecidos (aqueles usados na limpeza do bumbum de bebês) para mãos e rosto. Em muitos casos as torneiras das pias estão quebradas!

- E o fundamental: espírito de cooperação. Viagens de carro (principalmente para destinos distantes) são cansativas para todos os passageiros. Tem uma hora que dá vontade de bater a porta e seguir à pé. Tivemos alguns perrengues, é verdade, mas superamos, e todos ganhamos muito com uma grande lição: união é tudo! Valeu, família!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Viramos "Gente de Mídia"!

Pense numa surpresa danada de boa! Tô aqui futricando o blog e descubro nosso mais novo seguidor, o querido Nonato Albuquerque! Pena que vc já chegou no finalzim, né, Nonato? Dá vontade de começar tudo de novo só pra ter o prazer da sua companhia!

E o mais legal: ele não só está nos seguindo, como até publicou notícia nossa no Gente de Mídia, um dos blogs mais respeitados no nosso meio. Tô feliz demais! Olhem só o que ele escreveu:


Deu pra enxergar, não? Então cliquem no link que tá aí embaixo:

http://gentedemidia.blogspot.com/2011/01/blog-os-novos-descobridores-do-brasil.html

Viram que ótimo?
Obrigada, Nonato, pelo carinho. Aliás, mais uma vez, de novo, repetidamente, muito obrigada a todos que embarcaram nessa aventura juntinho com a gente, torcendo, vibrando, se emocionando.
bjos!

Continuem votando...

Bem, eu dei uma "sumida" porque acho que fui furada pela mesma roca da Bela Adormecida, e ando com um sono que, francamente, há muito tempo eu não sentia. Meus olhos pesam, meu corpo pede cama, e aí vem uma preguiiiça...


Acho que é a rebordosa da viagem, e faz parte do "processo". Literalmente, relaxei.
Fiquei muito feliz com os comentários e as indicações dos melhores posts, tanto aqui quanto no facebook e no meu e-mail. Mais uma vez, obrigada, amigos!
Bom, amanhã divulgarei quem vai ganhar uma pequena lembrancinha (e é lembrancinha mesmo!) lá do Pantanal. Só pra gente terminar essa viagem de forma tão lúdica quanto começamos.
Ainda tenho alguns posts a colocar aqui como, por exemplo, o balanço financeiro (UI!) e alguns itens que marcamos como fundamentais numa viagem por terra.
Também vou tentar criar um álbum virtual com todas as fotos da aventura, já que pra colocar aqui no blog fica muito pesado.
É, vocês já devem ter percebido que tá difícil pra mim se desligar desse negócio, né?
Mas juro, eu vou conseguir!
bjos e até!

sábado, 15 de janeiro de 2011

And the Oscar goes to...

Como eu havia adiantado, fizemos uma eleição entre as melhores coisas da viagem. Isso inclui desde hotéis, banheiros, passeios, guias, estradas, até a melhor surpresa que tivemos. Em alguns itens, achamos que valia também citar os piores. Já que o blog se propõe a dividir as experiências e também a dar dicas para futuros viajantes, acho que é válido alertar os amigos sobre o que não foi legal. Então, vejam:

- Melhor hospedagem:
Hotel GELPS (Rio Verde/GO) - www.gelpshotel.com.br (a diária mais cara também!)

*pior hospedagem - Hotel O Ney (Cristino Castro/PI - tinha que ser!)

- Melhor Café da Manhã:
Hotel Bons Tempos (Rio Verde/Go) - www.hotelbonstempos.com.br

- Melhor passeio:
Flutuação do Rio da Prata (Jardim/MS) - www.bonitoweb.com.br/riodaprata


- Melhor guia:
Lê e Edson (Bóia Cross - Hotel Cabanas Bonito/ MS) - www.hotelcabanas.com.br


- Melhor almoço na estrada:
Restaurante Ficus - KM 109 da BR 0-60 em Abadiânia/GO

- Melhor lanche na estrada:
O Jerivá - KM 64 da BR 0-60 em Abadiânia/GO


*Aqui também existe o melhor suco de milho que já tomei!


- Melhor estrada:
BR 0-60 - Distrito Federal


*Pior estrada: empate entre São Jorge/GO


e Simplício Mendes/PI


- Melhor bicho:
Quati (Pantanal Sul- Miranda/MS)


*O pior bicho: as muriçocas do Pantanal!

- Melhor cachoeira:
Estância Mimosa (Bonito/MS) - www.estanciamimosa.com.br


- Melhor atendimento:
Fazenda San Francisco (Pantanal Sul - Miranda/MS)- www.fazendasanfrancisco.tur.br


*Pior atendimento: Pizzaria Taj Mahal (Alto Paraíso/GO) - uma única garçonete, completamente "lombrada", que nos fez esperar quase 2 horas por uma pizza e um caldo, e esquecia de trazer os pedidos como refrigerante e até a conta!

- Melhor Posto de Gasolina:
Posto Rio das Ondas - BR ( Barreiras/BA)

- Melhor Banheiro:
O Jerivá (BR 0-60, Abadiânia/GO)


*Pior banheiro: Canindé/CE (Tinha cocô até na tampa do assento sanitário! Éca!!)

- Melhor surpresa:
Comemoração do Reveillón em Alto Paraíso/GO



*A pior surpresa: a quantidade de animais mortos na estrada, principalmente Tamanduás Bandeira, ameaçados de extinção.


- Melhor Agradecimento:
A Deus, todos os dias e noites, pelo privilégio que tivemos. Obrigada, Senhor!

Agora, a gente espera também a contribuição de vocês. Qual o melhor post do nosso blog? Aguardamos a opinião de todo mundo que nos acompanhou. Depois, tem um souvenir que trouxemos lá do Pantanal pra um de vocês também guardar essa lembrança.
Terça feira, dia 18, vou dizer quem ganhou, ok?
Bjos enormes!!!