sexta-feira, 19 de julho de 2013

Estavam sentindo falta de notícias??


Os últimos 2 dias foram de atividades intensas na nossa programação. E no hotel onde estamos, em Tiradentes, a sinal da internet não é dos melhores. Pra atualizar o blog ontem eu teria que me submeter ao frio de 15 graus na recepção (onde pegava bem), e claro que preferi minha cama bem quentinha... Mas hoje, que parece que o sinal melhorou, vou tentar atualizar tudo o que vivemos nas últimas 48 horas.
Viagem ao centro da terra!
Ontem saímos de Ouro Preto com destino a Tiradentes. Claro que tínhamos que fazer uma parada em Mariana, cidade vizinha de Ouro Preto, primeira vila e primeira capital das Minas Gerais. Antes mesmo de chegar ao Centro Histórico, paramos pra conhecer a afamada Mina da Passagem, que fica na estrada entre os dois municípios.
Meu pequeno Indiana Jones

Família unida a 120m de profundidade
Impressionante "arquitetura" debaixo da rocha
A princípio a mamãe disse que não iria, porque tinha medo da descida, mas depois cedeu e fomos todos. Num carrinho seguro por um cabo de aço descemos 120 metros de profundidade.

 A mina está desativada desde a década de 90, quando encerrou as atividades da mineração e passou a de dedicar exclusivamente ao turismo. Ao contrário do que pensávamos, era uma mina industrial, explorada por uma empresa inglesa. O trabalho de "engenharia" feito lá por baixo é sensacional. As implosões foram calculadas de forma de deixar colunas feitas com a própria rocha.

Por lá também há um lago, fruto da escavação até o lençol freático, com água cristalina, e que hoje é usada por mergulhadores que curtem mergulhos em cavernas. Na mina aprendemos o que significa "ouro de tolo", e vimos como era usada a bateia para a extração do ouro. No final das contas o passeio agradou a todo mundo, foi curioso e bem animado.

Doido pra achar um ourozinho...


De lá seguimos para o centro histórico de Mariana. Era só uma passagem, para vermos como era a cidade, mas acabamos entrando no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, que fica junto da Matriz de N. Sra. da Conceição, e é o segundo mais importante do Brasil. Ótima dica também. Pena que é expressamente proibido bater fotos no local, e vamos ter que guardar esse registro apenas nas nossas lembranças.




Já era perto de meio dia quando pegamos a estrada novamente para seguir viagem até Tiradentes. Optamos por fazer um trecho da Estrada Real, via Ouro Branco, e foi a melhor decisão que tomamos. A estrada é linda! Serpenteia montanhas, e vez por outra nos surpreende com pedaços da história como a Casa de Tiradentes, a Estalagem dos Inconfidentes, antigas pontes de pedra, relembrando as trilhas que eram seguidas no século 18. Um charme. 





A Estrada Real é muito convidativa pra umas paradinhas de vez em quando, como a que fizemos num lugar muito bonitinho chamado de "Café com Prosa", e onde comemos um pão de queijo delicioso, digno da fama mineira.
Café com Prosa - muitas delícias à beira da Estrada Real

E nessa de parar e parar, acabamos chegando em Tirantes depois das 18h. A idéia era pernoitar e seguir viagem pra Lambari no dia seguinte, mas já, de cara, o pessoal da pousada nos convenceu a ficar mais um dia por aqui. A gente nem pensou duas vezes. Tiradentes é uma ciudadela (como diz o Pedro) encantadora. É a menor cidade histórica de Minas, e talvez por isso, aconchegante e bem cuidada. Tão aconchegante que, mesmo cansados, ainda tivemos disposição pra dar uma voltinha à noite no centro e descobrir a variedade de barzinhos e restaurantes que deixam qualquer um apaixonado pelo cardápio e pela decoração.
E muita coisa ainda ia nos seduzir em Tiradentes. No próximo post eu conto mais!

 BASTIDORES:

- Em Tiradentes experimentamos o maior frio! Saiu até fumacinha da boca, pra alegria do Pedrão. Ô matutice boa!!!!

- Foi muito bacana a recepção da pousada onde estamos hospedados, Serra Vista. A Fabiana e a dona Enir nos fizeram sentir em casa. E o que é melhor: sem nem precisarmos pedir, elas deram um jeitinho de nos dividir nos quartos de forma que todos os adolescentes e o Pedro ficaram num quarto só, e nós, os casais, nos nossos. Acho que até elas notaram que a gente merece uma folguinha dessa turma, né??

- Nesse trajeto entre Ouro Preto e Tiradentes, optando pela estrada que viemos, nos perdemos algumas vezes nos trechos urbanos da rodovia. As indicações das placas não batiam com as dos GPS, e acabamos perdendo um tempinho pra nos reencontrar. O fato é que o tal "quem tem boca vai à Roma" é a pura verdade.

- Nossa parada para o almoço foi na cidade de Ouro Branco. Sem um décimo da fama de sua "xará negra", esse lugar nos ofereceu um almoço muito melhor que em Ouro Preto. Recomendo o restaurante Duas Irmãs, bem na cidade, mas no acesso à BR. Um self service simples, mas que serve o melhor lombo recheado que já me lembro de ter comido.

- Sim, existe a cidade do Rocambole. Não, não estou falando da tal Bole Bole Saramandística! É a terra do Rocambole mesmo, e se chama Lagoa Dourada, no caminho de Tiradentes. Pra onde você olha tem uma placa vendendo o melhor rocambole de todos. Infelizmente, como a gente já tava muito atrasado pra chegar em Tiradentes não paramos pra conferir. Queria ver se tinha algum que fosse melhor que o da minha vóinha...

Lagoa Dourada, a terra do Rocambole!

Um comentário:

  1. Tiradentes merece alguns dias para curtir a gostosura que é a cidade e seus arredores. bjs

    ResponderExcluir