terça-feira, 9 de julho de 2013

Petrolina nunca pareceu tão longe...

Minas, aí vamos nós!!!

Primeiro dia na estrada. Ansiedade a mil! Turma maior e um destino lindo pela frente. Pois é... Mas mesmo assim, com toda essa vibração, os 836,9km que separam Fortaleza da cidade pernambucana de Petrolina pareceram mais de mil. É que depois de uma segunda-feira agitadíssima com os preparativos pra nossa nova jornada, tínhamos dormido pouco, e a estrada, cheia de caminhões, deixou tudo meio tenso. O bom da história é que, justiça seja feita, a BR 116 não está ruim, não.

Como da outra vez, saímos de Fortaleza um pouco atrasados. Acordamos às 5h, com previsão de "largada" para as 6h. Mas entre finalizar a bagagem, arrumar o carro, trancar a casa, alimentar as cachorras e tals, perdemos um tempinho. Colocamos o pé na estrada, de fato, às 7h. Pra uma turma de 10 pessoas, até que não foi tão mal, né?

Paradinha básica no Triângulo Quixadá (impossível não parar nesse "point" de quem é estradeiro e vai deixar o Ceará pela BR-116) e, em seguida, em Jaguaribe, pra um lanche rápido. A estrada está em manutenção em alguns pontos e perdemos um tempinho em engarrafamentos.



Nossa chegada a Brejo Santo foi perto de 1h da tarde. Um almoço lindo esperava a gente no sítio Ladeira Vermelha, da família da Iolanda.



Comida boa e vista linda, pra gente revigorar as energias e encarar os outros 345km que teríamos pela frente até Petrolina.


(foto do meu irmão Jaime, que também tá registrando a viagem no álbum "Expedição Minasgold 2013" no facebook dele/ https://www.facebook.com/domjaime.diolanda.5/media_set?set=a.135763146632171.1073741842.100005954585221&type=1)
A rede tava boa, a paisagem um encanto, e o cafezinho melhor ainda...Sem falar da conversa com esse povo hospitaleiro do Brejo. Quase que a gente não volta pra estrada! rsrrsrsr



Já eram mais de 3h da tarde quando conseguimos sair de Brejo Santo. Assim, chegamos a Petrolina às sete da noite, bem na batida programada pelo GPS. 


Nosso fim de tarde hoje. Sertão lindo!

O problema é que... olha só o que dizia o mapa do Guia 4 Rodas:



Ainda bem que chegamos são e salvos! Estamos hospedados do Hotel Velho Chico, uma grata surpresa. Quartos limpos, camas boas, atendimento simpático demais. Agora, é descansar pra amanhã retomar nossa jornada. Nossa meta é cruzar parte da Bahia e chegar a Jequié. Bora??

BASTIDORES:

- Pedro, como sempre, dorme a maior parte do tempo. E quando acorda, lá do seu banco no fundo do carro, vai disparando a metralhadora de perguntas. Quantos habitantes tem tal cidade, quanto tempo demora pra chegar de avião até a Bolívia (???), quanto é tanto vezes tanto, e por aí vai. Já seu deu conta que, de vez em quando, "a vegetação parece com a da África", e constatou que tá mesmo seco o Nordeste. E após longos trechos de estrada, quando avista uma localidade com mais de 10 casas, solta: "_ olha, finalmente chegou numa sociedade".

- Mamãe já tá de pescoço duro. Tensa que só! Olhos atentos em cada centímetro de asfalto, está alerta à aproximação de qualquer caminhão. Acho que pensa que vai conseguir, com o poder do olhar, frear os gigantes que tiram fina da gente em curvas, ou nos assustam nas ultrapassagens. Haja tandrilax!!!

- Até o fim da viagem hei de descobrir porque a minha sobrinha Ethel não desgruda da bolsinha Victor Hugo que carrega à tiracolo. Não, não é só elegância.... 




5 comentários:

  1. To acompanhando essa viagem. To adorando!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Eliana! Quem sabe Carangola não entra no nosso roteiro? Bjos em todos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. o Pedro é ótimo! hahahaha
    bjo grande pra família toda!

    ResponderExcluir
  5. Lembro de um hotel de beira de estrada que fiquei com minha família em Brejo Santo quando era criança (muito ruim!!!) e também fiquei no Velho Chico - há muitos anos atrás!!!

    ResponderExcluir