domingo, 9 de janeiro de 2011

Entre capivaras e jacarés

Sim, é verdade, estamos no Pantanal Sul. Resolvemos vir até aqui depois de constatar que estávamos muito perto. E já que tínhamos rodado mais de 5 mil quilômetros até Bonito, por que não andar mais 175km pra chegar até aqui, não é mesmo?
Estamos hospedados na fazenda San Francisco, uma estância de ecoturismo muito recomendada por aqui. Agora há pouco fizemos um passeio que se chama "focagem noturna". O intuito é observar alguns animais que vivem aqui na região. Seguimos em um caminhão aberto, com um guia, que leva uma grande lanterna e lança o "foco" de luz onde estão os animais. Daí o nome "focagem". Na verdade, é bem complicado ver os bichos. Muitos se escondem quando escutam o barulho do carro. Em várias situações o guia dizia: "ali, atrás daquela moita (bem distante) está um Cervo do Pantanal", ou: "Acabou de entrar ali uma jaguatirica". "Aquele que mergulhou ali era um jacaré do Pantanal". Entre ele indicar e a gente conseguir realmente ver o animal, havia uma diferença muito grande. Mesmo assim, foi bem divertido.


Mais cedo, logo que chegamos, já nos deparamos com cenas lindas. Pudemos conhecer o tuiuiú:


E ficar bem próximos de muitos outros animais...


Se para mim e para o Xuxu tem sido emocionante, imagino que para o Pedro, a Maria Clara e a Bia esta também será uma vivência inesquecível.


Amanhã temos mais dois passeios programados: um safári fotográfico e uma pescaria em uma chalana. Neste momento chove muito, com relâmpagos e trovões. Tomara que a madrugada de chuva não estrague a programação.

Algumas observações:
Pensem num lugar quente, muito quente. Inclua muitas, muitas muriçocas. Sinta-se então no Pantanal, nesta época do ano. O calor nem de perto parece o de Fortaleza. É muito pior, abafado. As muriçocas nos acompanham em nuvens, mesmo de dia. Ainda bem que trouxemos uma dose extra de repelente pra minimizar os efeitos das danadas...

O sistema aqui é de "pensão completa". O jantar preparado para os hóspedes foi muito legal. Típica comida de fazenda, com fogão à lenha, panelas de ferro, e no cardápio uma especialidade daqui que é uma delicia: sopa paraguaia. Apesar do nome, a "sopa" é sólida, tem a consistência de uma torta salgada. É feita com fubá, queijo fresco, cebola, manteiga e ovos. Minha mãe até já tinha aprendido a receita com uma amiga daqui alguns anos atrás, mas confesso que a original é bem mais gostosa (desculpe aí, hein, mãe...). Para sonorizar o ambiente, a música de um cantor que eu adoro: Almir Sater (o Zé Trovão, lembram?).

Deixamos Bonito debaixo de muita chuva, e por isso fizemos poucos registros fotográficos do hotel fazenda onde ficamos hospedados. Mas traremos ótimas lembranças do ambiente aconchegante e bem cuidado, do Alê, que nos atendeu com muito carinho no restaurante de lá, e também da cachorrinha que apelidamos de "Baleia". Moradora da fazenda, ela encheu nossos dias de alegria e adotou nosso quarto como cantinho seguro e feliz.

Um comentário:

  1. Essa cadela...lembra a minha dine...mais branquinha e gorda!!! Como eu...bjos Galera!!!

    ResponderExcluir