sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Descobrindo Florianópolis



Se a primeira impressão que tivemos de Florianópolis não foi suficiente pra gente entender por que a cidade é tão badalada, podemos dizer agora que já começamos a descobrir os encantos da ilha. No final da tarde de ontem, já descansados da madrugada de viagem e com menos calor, saímos para um passeio que foi muito bacana. Fomos a Santo Antonio de Lisboa, um bairro/distrito (ainda não entendi o que é Sto Antônio na geografia daqui) a menos de 20km do Centro. Já no caminho, conhecemos a avenida beira-mar de Floripa, linda, arborizada, sem barreiras visuais e vimos o lado mais moderno da cidade, bem diferente do local onde estamos hospedados. 

O acesso até Santo Antônio é por uma rodovia comum, movimentada e sem graça. Mas isso acabou fazendo diferença, porque quando chegamos à vilazinha... UAU! Que surpresa linda! Santo Antônio de Lisboa é uma das vilas mais antigas de Santa Catarina. Teve colonização açoriana e preserva um pequeno casario dos tempos passados. Tem uma atmosfera incrível. Fica na beirinha da praia e é muito acolhedor. Faz parte da Rota Gastronômica do Sol Poente, onde o forte são os frutos do mar. Pena que o sol anda meio preguiçoso por aqui e a paisagem está sempre cinza, sem contrastes. Nem assim deixa de ser bonito.  







Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa


Do ladinho, do ladinho mesmo de Santo Antônio, fica Sambaqui, que é ainda mais bonita. E nosso dia terminou assim.







Estamos com sorte porque aqui, além de escurecer um pouco mais tarde que o normal, ainda está em horário de verão. Essa foto aí de cima, por exemplo, foi tirada às oito da noite. Nem parece, né?
Pra terminar nosso dia, conhecemos um restaurante incrível, que tem como temática a tradição do Boi de Mamão, trazida pelos colonizadores açoreamos e que acabou sendo adaptada pra nossa cultura em manifestações como o Boi-Bumbá...


Eu ainda tinha um monte de coisa pra falar, mas tá todo mundo ali me esperando pra mais um dia de passeio. Vou ficar devendo fotos e os bastidores de ontem e alguns detalhes sobre o que vimos em Santo Antônio. Pra vocês terem noção de como está bom, ontem à noite, quando a gente tava subindo no elevador do hotel na volta do passeio, o Pedro disse assim: "e esse é só o primeiro dia, né?".
É, se Deus quiser, os outros serão tão bons ou melhores que esse primeiro! Valeu!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário