sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

É verão no sul! (ô mentira!)


A pedida de hoje foi conhecer algumas praias indicadas pelo amigo Ricardo Bola e minha amiga gaúcha Juliana Beviláqua. Os dois, quem nem se conhecem, quando viram no blog que estávamos aqui, foram certeiros em recomendar que não deixássemos de ir à praia de Guarda do Embaú, no município de Palhoça, a 50 km de Florianópolis.

Guarda é uma vilinha de pescadores, com algumas casas de veraneio mega charmosas, encrustrada entre um braço do Rio da Madre, o mar e um paredão de Mata Atlântida. Com ruas apertadas, o lugar é cheio de estacionamentos pagos (R$20) porque não se pode circular na praia de carro







Deixamos o nosso lá e seguimos o rumo da multidão. Muita gente de cadeirinha na mão, garrafa térmica e cuias de chimarrão.



Antes de qualquer coisa, nos chamou a atenção o vento frio. Isso lá é clima de praia no verão? Mas seguimos. Pra chegar à praia da Guarda é preciso fazer uma pequena travessia no rio. Dá pra fazer à pé, com água na cintura, mas existem dezenas e dezenas de canoas que levam e trazem as pessoas, cobrando 3 reais a cabeça. Quando colocamos o pé na água pra entrar no barco... aff maria. Isso lá é temperatura de água no verão? Um gelo! Mas seguimos.



E, enfim, chegamos à bendita praia. Os guarda-sóis coloridos chamavam atenção no meio daquele tempo cinza. As cadeirinhas de praia coloridas (alugadas a 8 reais) também. Era gente. Muita gente! Eu já tinha lido em todos os blogs e guias de viagens que janeiro é pleno verão na região Sul e por isso mesmo nos preparássemos pra encontrar praias lotadas. Mas e aquele vento frio? Mas e aquela água congelante? Pra gente, que é acostumado com sol pleno e um mar verde e quente, é estranho entender aquela felicidade toda no sorriso das pessoas. Porque se fosse em Fortaleza, as condições de hoje mereciam uma rede e uma folga do trabalho. Mas, enfim...





O lugar é lindo. Da praia a gente avista bem próximo o costão coberto pela mata Atlântica e o vai e vem de pessoas que seguem pela trilha aberta na mata, margeando a orla. Enquanto eu contemplava, Xuxu e Pedro se aventuraram no mar gelado e agitado.

O "convencimento" de que era preciso viver essa experiência

 Gabi e Yasmin criaram coragem e também foram viver essa "experiência". Eu e Maria nos mantivemos só na contemplação e, no meu caso, no insistente questionamento sobre aquelas condições "praiísticas". Salve Jericoacoara! Salve Lagoinha! Salve Icaraí de Amontada!

Uns 40 minutos depois resolvemos voltar e explorar o entorno. No barco, não me contive em perguntar ao barqueiro se aquilo era normal e ele tentou me explicar algo sobre um vento que vem de tal e sopra de tal... Mas que o tempo tava bom. Devia estar mesmo, porque o povo ao redor tava feliz!

Voltamos pro carro e retomamos nosso passeio. Próximo destino foi a praia de Cima e depois a praia de Baixo, ambas na região da Praia da Pinheira. Mais uma vez, cenário lindo, mas.... um mar nada convidativo.

Tomamos então o rumo da Ponta do Papagaio. LINDO!!! Uma enseada de mar liso como uma piscina, sem aquele frejo de gente e areia branquinha. Foi a que eu mais gostei. E como antes eu tinha dito pras meninas que se achasse uma praia de mar calmo eu me aventuraria ao banho, era a hora e a vez de transformar palavra em ação. Primeiro o Xuxu entrou. Depois o Pedro. A Gabi e a Yasmin. Maria Clara, que é um dos poucos seres humanos do mundo que não gosta de praia foi logo se sentando como quem diz: "ô roubada". Segui relutante, quase desistindo de ter palavra. Mas entrei. Devo ter gritado por cinco minutos sentindo aquela água gelada cortar minha pele. Um misto de vontade de morrer e de viver. Depois a Maria me disse que lá da areia dava pra ouvir o escândalo. No final das contas, foi ótimo. Ah, se aquele mar fosse quentinho.... Seria perfeito para um longo mergulho!

Me sentindo uma sobrevivente! 
No final da tarde tomamos o rumo de volta pro hotel. A ideia é descansar um pouco e à noite dar um rolé na noite floripana!



 Depois tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário