segunda-feira, 15 de julho de 2013

Segunda-feira quase frustrada...


O que faz um turista numa segunda-feira?? Se depender do roteiro oficial, não faz quase nada. Mesmo em período de alta estação, praticamente tudo é fechado. Ontem fizemos uma longa pesquisa para montar nossa programação de hoje, mas diante das poucas opções abertas, acabamos dando a mancada de nos mandar pra Lagoa Santa, município vizinho de BH, pra visitar a Gruta da Lapinha, um destino que certamente seria show principalmente para a garotada. Pois demos com os burros n'água.
Algo do tipo: "problema seu que veio de longe, mas a gruta hoje tá fechada!"
Ô dó (como dizem as pessoas daqui!). Tempo e gasolina perdidos por nada. Na tentativa de salvar o passeio, procuramos conhecer o parque do Sumidouro, que fica por lá também, mas novamente não estava aberto para visitação. Com nosso jeitinho cearense, o máximo que conseguimos foi dar uma entradinha na casa de Fernão Dias (lembram-se dele? O bandeirante desbravador das Minas Gerais, companheiro de Borba Gato e tals...). Ficamos por ali uns minutinhos e resolvemos voltar pra cidade mesmo pra tentar salvar o dia.

Casa de Fernão Dias (Lagoa Santa/MG)

Um papo didático sobre quem foi esse tal de Fernão Dias
Seu Fernão

Já que tamo aqui, bora pelo menos bater uma foto, né?? É!

Olha aí a cara do Fernão!
Depois da frustração, nossa primeira parada foi na Lagoa da Pampulha. Chegando em bando (como sempre), pra ver um dos cartões postais mais simbólicos de Belo Horizonte, a Capela de São Francisco de Assis, desenhada pelo Niemeyer e com painéis do Portinari (e que também estava fechada ).

Lá vem o bando...



Painel da Capela de S. Francisco de Assis, fotografada através do vidro. Era o que tínhamos pra hoje...

Pelo menos vimos um grupo de capivaras tomando banho de sol na beira da lagoa, o que não deixa de ser uma cena interessante...

Capivaras numa nice...
Já era hora do almoço, e fomos matar o desejo de comer aquela costelinha de porco maravilhosa do Outback (que não temos em Fortaleza). E a cebola?? Confesso que matamos a vontade que estava nos matando.
Comendo sem culpas - parte 1

Comendo sem culpas - parte 2
Depois daí nos dividimos. Nós precisávamos dar uma "geral" no carro porque já, já, vamos pegar o rojão de estradas de novo rumo às cidades históricas e ao circuito das águas.

O bichim dá valor a uma oficina... Olha a cara de felicidade!
Jaime Neto levou Maria Clara e Pedro no carro dele para um passeio mais legal que a oficina... Papai e mamãe desde ontem estão na casa da tia Hyla para uma "sessão repouso". Eles precisam recuperar a coluna por dois dias pra enfrentar a próxima etapa da viagem.

No final da tarde ainda deu pra gente dar uma chegadinha na Praça do Papa pra ver um por do sol lindo e uma vista desse Belo Horizonte que se tem aqui.


Praça do papa
Curioso, o Xuxu fez questão de conhecer também a famosa Rua do Amendoim. Já ouviram falar?? Tem um negócio que o carro anda sozinho mesmo sem estar ligado. Ilusão de ótica, magnetismo, mágica... não sabemos o que é, mas acontece mesmo. Xuxu ainda se deu ao trabalho de colocar um medidor de nível pra saber da inclinação da rua, mas mesmo assim ficou impressionado com o negócio. (Mais cedo o Jaime Neto havia estado lá com o Pedro e o resto da turma. Infelizmente nessa hora não estávamos juntos. Eu juro que eu queria ter visto a cara do menino diante do "fenômeno". Os relatos são de que ele foi resistente em acreditar naquilo. Já em casa, conversando com ele, eu perguntei: "Pedro, por que você são acreditou no que acontece na rua do Amendoim? E ele: ah, mãe, é contra as leis da Física!. O certo é que, no final do papo, ele já estava quase convencido de que aquilo acontecia, sim.)



A volta pra casa foi de muuiiito engarrafamento. Pegamos a hora do rush de BH, e isso não combina com férias.

ninguém merece...
Felizmente, amanhã teremos um dia ótimo. A programação inclui conhecer Inhotim, que todo mundo diz que é maravilhoso. Nós vamos lá conferir. Depois eu conto tudo!

Inté!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário